Programa de Desenvolvimento

Tempo de Explorar


Primeira infância: zero a seis

Nosso Programa de Desenvolvimento infantil é focado em promover experiências e vivências que ajudarão a construir as bases necessárias para um desenvolvimento integral efetivo.

Durante cada semana a nossa programação é pensada para que a criança possa explorar essas vivências dentro de cada uma das atividades propostas.

  


Vamos apresentar quais habilidades serão trabalhadas em cada uma delas respectivamente. Vamos lá?

  • Ateliê livre
  • Brincar livre
  • Corpo e movimento
  • Cultivo
  • Exploração sensorial
  • Imaginação e fantasia
  • Panelinha
  • Roda de música


Ateliê livre

Foi planejado para estimular diferentes habilidades dos pequenos. A organização do espaço e das propostas de mesa são pensados de maneira a serem desafiadoras e incentivadoras, com objetos e materiais diversos. Tudo para estimular descobertas e oportunizar momentos de aprendizado.

Como um laboratório de pesquisas e descobertas, o Ateliê proporciona mais autonomia e possibilidade de vivências para as crianças; objetivando favorecer o aperfeiçoamento de habilidades motoras. Além de promover trocas que facilitam novos entendimentos sobre os processos cognitivos e expressivos das crianças relacionados ao desenvolvimento neuropsíquico, como o proprioceptivo, o vestibular, o processamento visual e o sensório-motor.


PRINCIPAIS ESTÍMULOS:

- Coordenação motora fina

- Coordenação visomotora

- Concentração

- Criatividade

- Imaginação 


Brincar livre

O brincar livre é fundamental para o desenvolvimento das crianças. A grande diferença desse modo de brincar é que a iniciativa e todo o desenvolvimento das atividades partem da própria criança. Quando brincam em grupos, elas precisam negociar entre si e são responsáveis por tomar decisões, definir a ideia da brincadeira e expor suas opiniões.

O brincar livre é onde a criança explora o ambiente em que está, se diverte criando seu mundo e dando asas a imaginação, no seu próprio ritmo, tempo e criatividade. Aqui o seu pequeno tem um mundo de descobertas para brincar e explorar livremente.


PRINCIPAIS ESTÍMULOS: 

- Possibilita vivências e interações sociais

- Promove desenvolvimento integral

- Favorece a potência criativa

- Construção de confiança

- Desenvolve autonomia


Corpo e Movimento

Essa é uma atividade que trabalha a motricidade livre. Buscamos incentivar as habilidades motoras das crianças oferecendo nossa estrutura física da casa, dos nossos mobiliários apropriados, brinquedos e brincadeiras, elas fundamenta a propriocepção como um todo promovendo maior noção espacial, força, equilíbrio, os apoios, a agilidade, a consciência corporal assim como a promoção do desenvolvimento da autonomia.


PRINCIPAIS ESTÍMULOS:

- Organização da estratégia

- Coordenação motora ampla

- Confiança

- Autonomia

- Equilíbrio

- Alongamento

- Concentração 


Cultivo

Objetiva promover o contato com a natureza, valorizando a conscientização da preservação do meio ambiente e o desenvolvimento humano e social das crianças visando a construção efetiva e permanente de hábitos sustentáveis.

As crianças possuem contato com as diferentes texturas, cores e formas das folhas, que permite uma riquíssima exploração tátil e visual. Além disso, trabalha a linguagem ao ser uma atividade que permite introduzir um novo repertório de palavras como raiz, caule, folhas, colher, regar entre outras.


PRINCIPAIS ESTÍMULOS:

- Promover melhor desempenho acadêmico, físico e mental

- Favorece entendimento sobre tempo e espera (aprendizagem e prática)

- Incentivar bons hábitos alimentares

- Apresenta origem dos alimentos

- Promover desenvolvimento motor

- Incentiva a cuidar da natureza

- Raciocínio lógico

- Estimula trabalho em equipe

- Exploração tátil e visual

- Linguagem 


Exploração Sensorial

É possibilitar o contato com elementos sensoriais muitíssimos importante, pois eles auxiliam o desenvolvimento cognitivo, linguístico, emocional e social dos pequenos.

Toda aprendizagem na primeira infância se dá de forma a partir dos cinco sentidos: visão, olfato, paladar, audição e tato, por isso a importância das atividades sensoriais. Ao proporcionar um conjunto de estímulos sensoriais estamos contribuindo com a estrutura neurológica da criança. Durante essas atividades o cérebro constrói novas conexões nervosas que criam novos caminhos neurais para melhorar as habilidades da criança de solucionar problemas e aumentar essa capacidade cognitiva.


PRINCIPAIS ESTÍMULOS:

- Visão, tato, olfato, paladar e audição

- Desenvolvimento cognitivo

- Coordenação motora

- Noções espaciais

- Concentração

- Linguagem

- Imaginação 


Imaginação e Fantasia

Ter contato com livros e histórias é um dos principais caminhos para transmitir conhecimento e estimular a imaginação. Nesse sentido, buscamos inserir a criança no contexto da história da semana através dos elementos, espaços e músicas, criando um ambiente agradável para que os pequenos fiquem confortáveis e atentos ao que é proposto.

Possibilitar esse contato com leitura, livros e histórias, auxilia no desenvolvimento da escrita, da oralidade e da preocupação de símbolos. São introduzidos no repertório da criança novas palavras e significados, elementos culturais e conceitos morais, tais como o bem e o mal. Além disso, é essencial para a formação do imaginário da criança e para ela compreender o mundo ao seu redor e a si mesma.


PRINCIPAIS ESTÍMULOS:

- Promover interesse e hábito à leitura

- Ampliação de experiências sociais

- Desenvolvimento da imaginação

- Desenvolvimento da capacidade de escutar e dar sequência lógica aos fatos

- Ampliação ao vocabulário

- Potencialização da importância da linguagem oral e escrita

- Formação do imaginário

- Concentração (ao se manterem atentos para ouvir a história)

 

Panelinha

Para os pequenos, lidar com a proporção de alimentos é pura diversão, mas o que parece apenas brincadeira é, na verdade, um momento de muita concentração e aprendizagem. Nos momentos das experimentações temos a possibilidade de inserir diversos conteúdos curriculares correlacionados ao tema alimentação saudável e nutricional, como matemática, geografia, história entre outros.

Além disso, é uma oportunidade de construir uma relação mais saudável com a comida, pois as crianças passam a conhecer os alimentos e começar a entender o processo que há por trás da preparação. Elas põe a mão na massa tendo contato com os diferentes cheiros, texturas, cores e sabor dos alimentos.


PRINCIPAIS ESTÍMULOS: 

- Análise sensorial

- Conhecer sobre a origem dos alimentos

- Familiarização com os alimentos em diversas formas (crus, cozidos, inteiros, cortados)

- Vivenciar e entender sobre bons hábitos alimentares

- Coordenação motora fina

- Imaginação e criatividade

- Raciocínio lógico

- Concentração

- Linguagem


Roda de Música

Atividades musicais oferecem inúmeras oportunidades para que a criança aprimore suas habilidades motoras, aprenda a controlar seus músculos e mova-se com desenvoltura, além de envolver outras áreas de conhecimento, através do desenvolvimento da autoestima a criança aprende a se aceitar com suas capacidades e limitações.

A musicalidade, com sua forma lúdica de alcançar as crianças se torna uma ferramenta que as ajudam a desenvolverem um universo que conjuga expressão de sentidos, suas próprias ideias, valores culturais e ainda os auxilia com a comunicação do indivíduo com o mundo exterior e seu universo interior


PRINCIPAIS ESTÍMULOS:

- Favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade do senso crítico

- Libera endorfinas pelo prazer de ouvir músicas

- Trabalha consciência corporal e movimentação

- Concentração e atenção

- Respeito ao próximo

- Acuidade auditiva

- Socialização

- Desenvolvimento da fala

- Coordenação motora

- Raciocínio lógico

- Sensibilidade musical

- Memória 


Venha fazer parte desse mundo de crescimento, experiências e possibilidades.

Viva a alegria, viva a imaginação, Viva Mc Phee!


Para mais informações, preencha esse formulário que a nossa equipe entra em contato com você.